O senhor Eu – Parte 1

O Eu é a sua vontade própria, é o seu querer, é quando você age por si próprio conduzido por suas emoções.

Temos o exemplo de Saul. Foi ungido por Deus e foi o escolhido para governar o povo de Israel, o Espírito de Deus estava sobre Saul. Mas a glória do reinado foi enchendo o seu coração de orgulho, passou a não fazer a vontade de Deus, logo desobedecendo aos comandos do Altíssimo e passou a fazer suas vontades.

Então disse Samuel a Saul: “Procedeste nesciamente, e não guardaste o Mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre.” 1 Samuel 13.13

O orgulho já tinha tomado conta do coração de Saul, ele já não obedecia mais a voz de Deus e agia por conta própria. O plano de Deus era dar e confirmar o comando de Israel, para sempre, através de Saul, ele seria usado por Deus e seria lembrado até hoje como um Homem de Deus.

Deus viu que não podia mais confiar em Saul pois o seu Eu já tinha dominado-o completamente, Deus já estava buscando alguém segundo o Seu Coração. O Senhor havia dado ordem para Saul dizendo:

“Vai e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.” 1 Samuel 15.3

A ordem do Senhor para Saul tinha sido bem clara, mais Saul achou por bem não fazer conforme a orientação de Deus. Desobedeceu e levou o povo a fazer o mesmo, encheu-se de orgulho e deixou seu Eu falar o que era certo desprezando a voz de Deus.

Então veio a palavra do SENHOR a Samuel, dizendo: “Arrependo-Me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de Me seguir, e não cumpriu as Minhas Palavras.” Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao SENHOR. 1 Samuel 15 10.11

Saul desagradou a Deus de tal maneira que o Senhor se arrependeu de lhe ter posto como rei, ali o Espírito de Deus já não mas estava sobre Saul. E não há como o Espírito Santo agir quando o nosso Eu fala mais alto do que a voz de Deus, pois Ele estava a procura de um homem segundo o Seu Coração. Ele não queria um guerreiro forte, alguém de posses ou aparência, Ele estava a procura de alguém que fosse servo, para ouvir a Sua voz e fazer a Sua vontade.

“Já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o Seu coração.” 1 Samuel 13.14

Mas por que Davi era um homem segundo o coração de Deus? Qual a diferença entre Davi e Saul? O que é ser uma pessoa segundo o coração de Deus?

Leia a continuação: O senhor Eu – Parte 2

Texto: Dayana Duarte

Camila Teixeira

Casada e serva de Deus. Vivo pela fé inteligente e tenho como objetivo aprender e ensinar | camila@filhosdafe.blog.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *