Os Talentos

Na história Jesus fala de três servos e seu senhor, que em certo dia partiu e entregou a eles os seus bens:

“E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.” Mateus 25:15

A história continua e depois de muito tempo o senhor destes homens volta sua terra e cobra-lhes sobre os talentos dados.

“Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos… E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos..”. Mateus 25.20-22

 A estes, foi proferida as seguintes palavras do seu senhor:

“Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” Mateus 25.23

 Mas um destes três foi diferente, confira:

“‘Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.“ Mateus 25: 24-25, 29-30

Este estudo pode ser interpretado de várias formas e pode ser levado a várias áreas de nossa vida, seja ela sentimental, financeira, mas a área que eu quero focar aqui é a presente no texto, a vida espiritual.

Este texto não deixa de ser uma parábola de Jesus sobre a salvação. Este senhor que é falado por ele, é ele mesmo, Jesus, que partiu deixando a seus servos talentos, e certo talento diferente a cada mediante a sua capacidade. Uns com mais talentos, outros menos, mas todos tendo talentos. Dado certo dia, desconhecido por Ele mesmo, Ele retornará e requisitará de cada um o talento que foi lhe dado.

Veja então que os talentos são os dons deixados por Cristo para nós, e para ser multiplicado, pois os que multiplicaram foram bons servos, mas o que guardou foi dado como servo mal. Nós somos tirados do mundo, recebemos a salvação, somos abençoados por Ele. Esse é o talento que Ele deixou para a nós, e o mais preciso é a salvação. Agora eu te pergunto: Você está salvo? Sim? Tem se preocupado em salvar? Então!  É neste ponto que queria chegar.

Deus no dá várias dádivas e uma delas a salvação que é a mais preciosa. Ele não a vende, não a troca, Ele simplesmente a dá a aquele que o aceita em espírito e em verdade João 4:2. Às vezes você membro, obreiro, pastor, independente do cargo, tem se tornado um cristão morno na igreja, não faz mais a diferença, não se preocupa com a obra, não se preocupa com as almas. Será que você não tem deixado de lado o teu primeiro amor? Apocalipse 2.4

Deus dá todas as coisas a aqueles que O pedem, mas a única coisa que Ele pede é que multipliquemos essa benção, ou seja, que evangelizemos, preguemos o nome Dele, ganhemos almas para o Reino Dele. Pois quando acontecer a vinda do Filho do homem. Mateus 24.27, cobrará de cada um o seu talento. Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12.20

Então, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje! Conhece alguém que precisa de ajuda, vá ajudar! Alguém passando por problemas, vá auxiliá-lo! Assim como você foi agraciado com talento, Deus também quer usar outras pessoas, e quer que você venha multiplicar o talento que lhe foi concedido!

Não fique acomodado, não pense que só porque está salvo, porque está na igreja, porque vai a ela aos domingos que você entrará no Reino dos Céus, não meu amigo, não se acomode com a graça que Deus lhe proporciona. Quem aceita a Jesus no ultimo momento da sua vida é salvo, mas se você já conhece a Ele, não adianta deixar para o ultimo momento, porque as chances são a mínima das mínimas de você realmente se arrepender dos seus atos. Arrependa-se hoje! Adquiras seus talentos, multiplique-os e seja feliz! Porque é isso que Deus quer para você! Mas se você é acomodado, morno na fé me desculpe, pois olha o que Deus fala sobre esses:

és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Apocalipse 3.16

E o destino para esses é:

Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Tirai-lhe, pois o talento. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. Mateus 25:26, 28, 30, 45-46

Nesta palavra Deus fala que destes será arrancado até o que lhes foi dado, e pior, serão lançados para o tormento eterno, no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Apocalipse 21.8

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apocalipse 3.22

Imagem: Internet

Thiago Teixeira

Idealizou o Filhos da Fé junto de seu amigo, Amaury. Desenvolve seu talento diariamente em prol do amor as almas. | Email: thiago@filhosdafe.blog.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *